Com a pandemia do novo coronavírus o trabalho em home office é uma medida que vem sendo adotada por muitos profissionais, visando a sua proteção e de seus familiares.
Para que o trabalho remoto seja eficaz e produtivo necessitamos de um ambiente agradável e favorável
A Metodologia 5S é uma ferramenta que contribui fortemente na eficácia de nosso trabalho remoto.
O 5S através dos seus sensos (utilização, Ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina) quando aplicado em em nossas tarefas do dia a dia oferece uma melhoria no desempenho e aumento da produtividade. E para auxiliar, logo abaixo será mostrado o passo a passo de aplicação da técnica.
1 – Seiri – Senso de Utilização: Vamos combater o desperdício de recurso!
O Senso de Utilização é o primeiro passo para a implantar o 5S na sua empresa. O importante nesta etapa é analisar seu espaço e manter próximo os itens necessários para exercer as suas atividades.
Analise cada recurso que você mantém no ambiente. Retire todas as coisas e documentos das gavetas, armários e outros compartimentos. Coloque de volta apenas o que você usa. Mantenha próximo de você apenas o que você usa com muita frequência e na quantidade adequada.
2 – Seiton – Senso de Ordenação: Vamos combater a bagunça e o desperdício de tempo!
Agora que separamos somente o necessário para trabalhar, precisamos observar como os objetos estarão dispostos no ambiente de trabalho. Um ambiente de trabalho organizado, além de ser mais produtivo, é muito mais seguro para todos. Veja como você pode organizar os espaços:
Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Defina o local de guarda de cada recurso móvel, visando a facilidade de acesso, a reposição, a segurança, o conforto e a preservação. Isto inclui objetos de trabalho como: blocos de anotação, documentos, materiais de escritório e etc.
3 – Seiso – Senso de Limpeza: Vamos combater a sujeira!
Agora temos que manter nosso local de trabalho limpo, lembre-se “É MAIS DO QUE LIMPAR, É NÃO SUJAR.”
O Seiso envolve limpar tudo, mantê-lo limpo diariamente e usar a limpeza para inspecionar o local de trabalho
Adote a limpeza como uma atividade diária e como parte da inspeção. Limpe o local de trabalho antes de iniciar o trabalho e antes de fechar o trabalho.
4 – Seiketsu– Senso de Padronização: Vamos criar um ambiente de trabalho saudável!
Seiketsu envolve a criação de controles e diretrizes visuais para manter o local de trabalho organizado, organizado e limpo.
Essa é uma condição em que é mantido um alto padrão de boa limpeza. Os três primeiros passos, ou S, são frequentemente executados por ordem.
O Seiketsu ajuda a transformá-lo em comportamento natural e padrão.
5 – Shitsuke – Senso de Autodisciplina: Vamos ter atitudes de qualidade!
Temos de ter a disciplina de desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, sejam elas escritas ou informais.
Cumpra rigorosamente todos os compromissos assumidos na data e horário definidos.
Tenha um objetivo de vida e do seu negócio muito claro, isso é o que vai te guiar e te motivar a ter foco e disciplina todos os dias;
Defina um plano de trabalho diário e trabalhe em blocos durante a semana.
Benefícios da implantação do 5S no seu trabalho em home office:
- Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos.
- Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
- Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização.
- Maior satisfação das pessoas com o trabalho.
Você percebeu que a metodologia é simples e envolve muito mais do que organização, mas disciplina. Agora é só colocar em prática os 5S do home office e buscar a qualidade total para seu escritório em casa.
Quer saber mais sobre o 5S? Clique aqui e baixe o nosso E-book gratuitamente ou entre em contato!
JMC Souza Consultoria
consultoria@jmcsouzaconsultoria.com.br
(12) 99654-6354 / (15) 981164114