Muitas vezes o 5S é visto como uma grande faxina (Housekeeping), pois as pessoas não conseguem perceber sua abrangência restringindo a metodologia ao ato de limpar e organizar os locais de trabalho, assim perdendo a grande oportunidade que ela nos oferece: “a mudança de valores”.
Modificar o espaço físico de trabalho, gerar um ambiente agradável, descartar de coisas desnecessárias e alterar de layouts é mais rápido e menos complexo que prover mudanças de valores, crenças e hábitos.
A metodologia 5S em sua essência explora três dimensões básicas: a dimensão física (layout), a dimensão intelectual (realização das tarefas) e a dimensão social (relacionamentos e ações do dia-a-dia). As três dimensões se inter-relacionam e dependem uma da outra. No momento em que uma das dimensões é melhorada, sentimos reflexos nas outras duas.
A metodologia 5S exige transformações profundas e para que isso ocorra é necessário que todos estejam engajados e tenham vontade de mudar. É responsabilidade da alta direção disseminar os novos hábitos para toda a organização.
Alta direção gerência deve fortalecer os pontos de engajamento das pessoas no processo de implantação, como por exemplo: enfatizar os aspectos individuais para fortalecimento do grupo; dar segurança a todos (ninguém perde, todos ganham); mostrar que nada é inatingível e tudo pode ser melhorado ; despertar o senso de utilidade em todos (todos são importantes)
Para mudar, as pessoas necessitam ter “vontade de mudar”. Tendo como base este pensamento podemos afirmar que: a metodologia 5S pode ser considerada como um processo de mudança de valores, crenças e hábitos nos profissionais e organizações.
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JMC Souza Consultoria
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