Se você é presidente, diretor ou tem a responsabilidade de conduzir um negócio não deixe de ler este texto: ele poderá fazer você tomar uma decisão que mudará radicalmente a sua vida.
Apesar dos termos qualidade e produtividade circularem no meio empresarial há algumas décadas, nunca se falou tanto desse assunto como atualmente.
Com o advento da abertura de mercado e a globalização da economia, empresas de todo porte e ramo estão em busca de soluções eficazes para permanecerem no mercado.
Competitividade passou a ser a palavra-chave nos mais diversos segmentos da economia. Muitas empresas enfrentam desafios dentro do negócio em que estão inseridas. Obter resultados diferentes daqueles já atingidos, aumentar a produtividade e atrair novos clientes, em um mercado saturado, são conquistas que não podem ser alcançadas por meio de uma receita pronta.
Novas tecnologias, investimento em inovações, qualificação da mão-de-obra, redução de custos, são soluções já conhecidas para tanto.
Porém, essas medidas realmente têm contribuído para um maior valor agregado pelos produtos e serviços?
A empresa tem recursos para investir nessas mudanças?
Os colaboradores estão satisfeitos após as implementações das mudanças?
Na maioria das vezes nossas respostas são dadas de forma afirmativa.
As pessoas geralmente apresentam resistência a mudanças. Resistir a mudanças é uma reação de defesa das pessoas e, quando tratamos com seres humanos, os maiores entraves são culturais.
O 5S é um processo de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.
O Programa 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total.
A metodologia 5S em sua essência explora três dimensões básicas: a dimensão física (layout), a dimensão intelectual (realização das tarefas) e a dimensão social (relacionamentos e ações do dia-a-dia). As três dimensões se inter-relacionam e dependem uma da outra. No momento em que uma das dimensões é melhorada, sentimos reflexos nas outras duas.
A metodologia 5S exige transformações profundas e, para que isso ocorra, é necessário que todos estejam engajados e tenham vontade de mudar.
5S é a melhor forma de combate ao desperdício, aos acidentes de trabalho, ao stress físico e mental, à indisciplina, ao retrabalho, ao desgaste prematuro dos equipamentos e instalações, tudo isso resultando numa maior produtividade e redução de custo. O 5S forma um ambiente propício à qualidade e à produtividade.
O 5S é um belo trampolim para melhorar o sistema de comunicação vertical e horizontalmente. É o programa mais prático para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e fora dele. É um processo educacional que muda gradativamente a cultura das pessoas, mesmo naquelas que não tiveram uma boa educação familiar ou escolar. É um programa que desperta a ambição de crescimento profissional e pessoal em gente que já tinha esquecido de sonhar. Enfim, o 5S promove a dignificação do ser humano e, por conseguinte, uma sociedade composta por verdadeiros cidadãos.
5S é um conjunto de cinco atividades sistematizadas no Japão que visam aperfeiçoar o comportamento das pessoas, refletindo numa mudança de hábitos e atitudes e melhorando os valores éticos e morais. Essas cinco atividades se iniciam com a letra “S” quando pronunciadas em japonês. São elas:
SEIRI (Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação, Organização) significa saber utilizar sem desperdiçar. É separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino adequado àquilo que não necessita ser guardado em um determinado local ou em uma determinada quantidade. Os principais benefícios deste Senso são a redução, e até eliminação do desperdício e a melhor utilização dos espaços.
SEITON (Senso de Ordenação, Arrumação, Lay-out, Organização): saber arrumar para facilitar o acesso e a reposição das coisas. É definir um lugar para cada coisa necessária, como também manter cada coisa no seu lugar. Os principais benefícios deste Senso são a redução do tempo e dos desgastes físicos e mentais, para acessar àquilo que se deseja.
SEISO (Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo): saber usar sem sujar. Esse Senso é desenvolvido quando o usuário de um local passa a ser responsável em limpá-lo, inspecionando o que provoca a sujeira, buscando uma solução para eliminá-la, atenuá-la ou bloqueá-la, de forma a tornar o ambiente cada vez mais limpo. Os principais benefícios do Senso de Limpeza são a melhoria da saúde e aumento da vida útil das instalações físicas.
SEIKETSU (Senso de Asseio, Saúde, Higiene, Padronização, Sistematização) é procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos três Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Essa prática permanente torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvendo a autoestima. Os principais benefícios deste Senso são a liberação de energia humana para a construção de um ambiente interior voltado para o bem e a busca contínua da melhoria.
SHITSUKE (Senso de Disciplina, Autodisciplina, Autocontrole, Respeito) significa cumprir rigorosamente o que for estabelecido. É respeitar o próximo. A autodisciplina é o estágio mais elevado do ser humano, pois representa a educação comportamental e é constituída por grandes valores, como: amor, cooperação, honestidade, humildade, liberdade, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerância, unidade. Os principais benefícios da autodisciplina, além dos valores apresentados acima, são o desenvolvimento do espírito de equipe e a sinergia entre as pessoas.
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