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IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Com a crescente competição, nos mais diversos segmentos da economia, muitas empresas mesmo que pequenas ou micro, enfrentam desafios dentro do negócio em que estão inseridas. Obter resultados diferentes daqueles já atingidos, aumentar a produtividade e atrair novos clientes em um mercado saturado são conquistas que não podem ser alcançadas por meio de uma receita pronta.

Atualmente aderir à implantação de um sistema de gestão da qualidade é o grande diferencial, em uma decisão estratégica, para uma organização independentemente do seu tamanho, que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e desenvolver uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

A melhoria contínua dos processos traz satisfação aos clientes, e assim a empresa garante uma imagem positiva no mercado.

Os sistemas voltados para a gestão da qualidade trabalham com diretrizes e princípios que são aplicados, em cada um dos processos realizados pela empresa, evitando falhas, retrabalho e desgastes com a resolução de questões que podem ser automatizadas. Por isso, se o seu objetivo é garantir melhores resultados para sua empresa, a implantação de um sistema de gestão da qualidade é a solução que você precisa.

Motivos para implantar um sistema de gestão da qualidade:

1. Melhorar a performance empresarial:

O sistema de gestão da qualidade auxilia a empresa a alcançar os objetivos definidos no seu planejamento estratégico. Esse tipo de sistema assegura maior confiabilidade, segurança e estabilidade, em relação às técnicas e processos utilizados pela empresa.

Através do SGQ as organizações podem garantir a padronização, a integração e o alinhamento dos processos de todos os setores da empresa. Com a parte operacional organizada, sobra mais tempo para cuidar das ações mais estratégicas.

2. Aumentar a produtividade:

Com a organização correta dos processos e a definição de responsabilidades, a empresa consegue ser produtiva sem perder a qualidade, pois os índices de falhas e desperdício reduzem significativamente.

3. Evitar o retrabalho:

O retrabalho das tarefas do dia a dia demanda muito tempo e desgasta a equipe. Esse tempo gasto para corrigir os processos poderia ser utilizado para solucionar problemas e focar na melhoria das atividades. É um custo extremamente alto, mas que pode ser evitado com o uso de um sistema de gestão da qualidade.

4. Estabelecer boas práticas de produção:

Toda empresa precisa seguir padrões de qualidade, entretanto, sem um sistema de gestão da qualidade eficaz, essa tarefa se torna extremamente complicada. É impossível estabelecer e acompanhar boas práticas de produção sem uma forma padronizada, vez que o controle dos resultados não funciona de forma eficaz.

5. Reduzir os custos:

Implantar um sistema de gestão da qualidade é um método eficaz para controlar, padronizar e medir os resultados, além de ser benéfico para a empresa, pois auxilia na qualidade dos serviços e na redução de custos.

6. Tomar decisões mais acertadas:

Definir a prioridade dos investimentos, necessidade de implantação de novos recursos, equipamentos e métodos de trabalho, novas contratações e outras decisões estratégicas exigem certeza e segurança por parte do empresário. Ao utilizar um sistema de gestão da qualidade fica mais fácil tomar essas decisões.

7. Desenvolver uma cultura da qualidade positiva:

A cultura da qualidade é semelhante à cultura organizacional e precisa ser incorporada no dia a dia da empresa. Para que a cultura da qualidade funcione, é preciso ter estratégias eficazes para a disseminação e controle das ações. É interessante integrar as atividades, por meio da utilização de sistemas de gestão, treinamentos de equipes e acompanhamento dos resultados.

8. Satisfação do cliente:

O sistema de gestão da qualidade garante a maior satisfação do cliente, já que, por meio dele, a empresa consegue assegurar que as necessidades e desejos do cliente sejam atendidos. A melhoria dos processos internos, como redução do tempo de produção e maior qualidade dos produtos, satisfaz o cliente e aumenta a sua credibilidade em relação à marca.

Você tem um sistema de gestão da qualidade implantado na sua empresa? Precisa de ajuda na manutenção? Entre em contato, estamos aqui para te ajudar a melhorar a performance dos seus processos!

JMC Souza Consultoria
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