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O objetivo de uma Consultoria de Sistemas de Gestão da Qualidade

A Consultoria de SGQ prepara as empresas adequando seus processos aos padrões de gestão reconhecidos, seja para certificação ou apenas com o objetivo de padronização do seu negócio.

É função do consultor passar pelas áreas da empresa com a finalidade de avaliar quais os requisitos da norma que lhes são aplicáveis para, em seguida, indicar o caminho para a melhoria contínua.

A contratação do consultor envolve a implantação e a melhoria de sistemas de gestão, fundamentados em padrões internacionais. Tudo sempre aliado aos objetivos e metas do sistema de gestão, conforme estratégias da empresa.

Razões para implantar um sistema de gestão da qualidade:

1. Melhorar a performance empresarial:

O sistema de gestão da qualidade auxilia a empresa a alcançar os objetivos definidos no seu planejamento estratégico. Esse tipo de sistema assegura maior confiabilidade, segurança e estabilidade, em relação às técnicas e processos utilizados pela empresa.

Através do SGQ as organizações podem garantir a padronização, a integração e o alinhamento dos processos de todos os setores da empresa. Com a parte operacional organizada, sobra mais tempo para cuidar das ações mais estratégicas.

2. Aumentar a produtividade:

Com a organização correta dos processos e a definição de responsabilidades, a empresa consegue ser produtiva sem perder a qualidade, pois os índices de falhas e desperdício reduzem significativamente.

3. Evitar o retrabalho:

O retrabalho das tarefas do dia a dia demanda muito tempo e desgasta a equipe. Esse tempo gasto para corrigir os processos poderia ser utilizado para solucionar problemas e focar na melhoria das atividades. É um custo extremamente alto, mas que pode ser evitado com o uso de um sistema de gestão da qualidade.

4. Estabelecer boas práticas de produção:

Toda empresa precisa seguir padrões de qualidade, entretanto, sem um sistema de gestão da qualidade eficaz, essa tarefa se torna extremamente complicada. É impossível estabelecer e acompanhar boas práticas de produção sem uma forma padronizada, vez que o controle dos resultados não funciona de forma eficaz.

5. Reduzir os custos:

Implantar um sistema de gestão da qualidade é um método eficaz para controlar, padronizar e medir os resultados, além de ser benéfico para a empresa, pois auxilia na qualidade dos serviços e na redução de custos.

6. Tomar decisões mais acertadas:

Definir a prioridade dos investimentos, necessidade de implantação de novos recursos, equipamentos e métodos de trabalho, novas contratações e outras decisões estratégicas exigem certeza e segurança por parte do empresário. Ao utilizar um sistema de gestão da qualidade fica mais fácil tomar essas decisões.

7. Desenvolver uma cultura da qualidade positiva:

A cultura da qualidade é semelhante à cultura organizacional e precisa ser incorporada no dia a dia da empresa. Para que a cultura da qualidade funcione, é preciso ter estratégias eficazes para a disseminação e controle das ações. É interessante integrar as atividades, por meio da utilização de sistemas de gestão, treinamentos de equipes e acompanhamento dos resultados.

8. Satisfação do cliente:

O sistema de gestão da qualidade garante a maior satisfação do cliente, já que, por meio dele, a empresa consegue assegurar que as necessidades e desejos do cliente sejam atendidos. A melhoria dos processos internos, como redução do tempo de produção e maior qualidade dos produtos, satisfaz o cliente e aumenta a sua credibilidade em relação à marca.

Você tem um sistema de gestão da qualidade implantado na sua empresa? Precisa de ajuda na manutenção? Entre em contato, estamos aqui para te ajudar a melhorar a performance dos seus processos!

JMC Souza Consultoria
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